Site icon O Post 365

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira

As inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2025, estão abertas a partir desta quinta-feira (23). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), até o dia 30 de outubro.

O Fies é um programa do governo federal que tem como objetivo promover a inclusão educacional, financiando a graduação em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde sua criação, em 2001, o Fies tem ajudado milhares de estudantes a realizarem o sonho de cursar uma faculdade.

Neste ano, o MEC está oferecendo 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano. As inscrições são abertas para todos os cursos de graduação, exceto Medicina, e podem ser feitas por estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e sem ter zerado a prova de redação.

Além disso, é necessário que o candidato não tenha participado do Enem como treineiro e tenha renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025). Esses critérios são importantes para garantir que o Fies seja destinado a estudantes que realmente precisam de apoio financeiro para ingressar no ensino superior.

Uma novidade deste ano é a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Essa modalidade é destinada a estudantes que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e possuem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). Além disso, o Fies Social também reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ou seja, os candidatos com as melhores notas terão mais chances de serem selecionados. Além disso, a ordem de prioridades privilegia aqueles que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente.

É importante ressaltar que é vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento. Isso garante que o programa seja utilizado de forma responsável e que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de novembro e os pré-selecionados deverão validar as informações na própria instituição de ensino superior para a qual se candidataram nos dias 5 e 6 de novembro. Já a pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 13 a 28 de novembro, para preenchimento das vagas não ocupadas.

O Fies é uma oportunidade única para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, mas não possuem condições financeiras para arcar com os custos. Além disso, o programa também contribui para a formação de profissionais qualificados, que poderão contribuir para o desenvolvimento do país.

Portanto, se você se enquad

Exit mobile version