O Brasil mostrou mais uma vez sua força no tatame durante o Campeonato Mundial de Taekwondo, em Wixu, na China. Neste domingo (26), três atletas brasileiros competiram e demonstraram um excelente desempenho, chegando às quartas de final em suas respectivas categorias.
Um dos destaques foi o mineiro Ícaro Miguel, que já havia conquistado a medalha de prata na edição de Manchester, na Inglaterra, em 2019. Ele venceu seus dois primeiros combates contra o indiano Rishabh Chaudhary e o russo Rafael Kamalov, mas acabou sendo eliminado nas quartas de final pelo ucraniano Artem Harbar. Caso tivesse vencido essa luta, Ícaro teria garantido ao menos a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar. O ouro da categoria ficou com o egípcio Seif Eissa.
Outro brasileiro que também brilhou no tatame foi o fluminense Matheus Gilliard, da categoria até 54 kg. Ele também venceu seus dois primeiros adversários, o português Noah Garcia e o egípcio Moataz Abu Sree, mas foi derrotado pelo grego Aristeidis Psarros nas quartas de final. O ouro da categoria foi para o sul-coreano Eunsu Seo.
Já a representante feminina do Brasil neste domingo foi a paulista Thaisa de Souza, na categoria até 73 kg. Infelizmente, ela acabou sendo superada pela iraniana Melika Vakili em seu primeiro combate.
Porém, o Brasil ainda tem grandes chances de conquistar mais medalhas no Campeonato Mundial de Taekwondo. Na madrugada deste domingo para segunda-feira (27), mais três atletas brasileiros disputam pódios em Wixu: a catarinense Júlia Nazário (até 46 kg), a mineira Raiany Fidelis (acima de 73 kg) e o fluminense Henrique Marques (quinto colocado no ranking da categoria até 80 kg).
Vale ressaltar que na última sexta-feira (24), a paulista Maria Clara Pacheco já havia conquistado o primeiro título mundial do Brasil desde o da paranaense Natália Falavigna, em 2005. Maria Clara sagrou-se campeã entre as atletas até 57 kg, mostrando o alto nível dos atletas brasileiros nessa competição.
É notável a evolução do taekwondo brasileiro nos últimos anos. O apoio e investimento do governo e de entidades esportivas têm contribuído significativamente para o desenvolvimento dos atletas e para a conquista de resultados expressivos em competições internacionais.
Essa participação no Campeonato Mundial de Taekwondo é mais uma prova da força e determinação dos atletas brasileiros. Com muito treino, dedicação e superação, eles mostram que o Brasil é uma potência no taekwondo e que está no caminho certo para alcançar mais conquistas e representar o país em eventos esportivos de grande importância.
Além disso, é importante destacar a importância do esporte na vida dos atletas e na sociedade como um todo. O taekwondo não só promove a atividade física e a saúde, mas também ensina valores fundamentais como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação de limites. Esses são valores que levamos para a vida e que contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.
Apesar de não termos conquistado uma medalha neste domingo, a participação dos atletas brasileiros no Campeonato Mundial de Taekwondo é motivo de orgulho e inspiração para todos nós. Eles mostram que, com determinação e perseverança, é possível alcançar grandes resultados e
