Site icon O Post 365

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira

O prazo para os candidatos interessados em prestar o vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB) está chegando ao fim. As inscrições gratuitas podem ser feitas até às 18h desta sexta-feira (7) exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). É uma grande oportunidade para os povos indígenas terem acesso ao ensino superior e promoverem sua formação acadêmica.

O vestibular indígena é fruto de uma parceria entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de proporcionar acesso ao ensino superior para esse público. São 154 vagas disponíveis em mais de 40 cursos de graduação oferecidos nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal.

Podem se inscrever no processo seletivo exclusivamente candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública. Para aqueles que estudaram em instituições privadas, é necessário comprovar que foram beneficiados por bolsa de estudos integral ou parcial de pelo menos 50%. Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem usar o nome social devem indicar essas opções no momento da inscrição.

É importante ressaltar que cada candidato pode fazer apenas uma inscrição utilizando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, quem já possui curso superior completo não pode participar do processo seletivo. Portanto, é necessário declarar que não concluiu a graduação em uma instituição de ensino superior.

As vagas são destinadas para os candidatos que buscam seu primeiro curso de graduação ou para aqueles que nunca finalizaram uma graduação anteriormente. Os cursos de bacharelado e licenciatura são oferecidos nos turnos diurno e noturno, abrangendo diversas áreas como administração, engenharias, nutrição, psicologia, agronegócios, entre outros.

A seleção dos candidatos será feita em duas etapas, sendo a primeira composta por provas objetiva e de redação em língua portuguesa, com caráter eliminatório e classificatório, no dia 7 de dezembro. Já a segunda fase consiste na avaliação da documentação e uma entrevista pessoal, de caráter eliminatório, de 8 a 10 de dezembro. É importante destacar que as vagas são oferecidas no Distrito Federal, mas as seleções serão realizadas em diversas localidades, como Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), entre outras.

Além disso, o candidato deve enviar documentos para a homologação da inscrição e anexar uma fotografia individual, tirada até seis meses antes da inscrição, seguindo as especificações exigidas no edital. Caso a foto não esteja de acordo, o candidato poderá passar por uma identificação especial no dia da prova.

O resultado final do vestibular será divulgado em 19 de janeiro de 2026, juntamente com a convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada para as vagas do primeiro semestre do próximo ano. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site específico do vestibular ou podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe.

É fundamental destacar a importância dessa iniciativa para o acesso dos povos indígenas ao ensino superior. O conhecimento é uma das ferramentas mais valiosas para a luta contra a desigualdade e a promoção da igualdade de oportunidades. Além disso, a formação acadêmica permite que os indí

Exit mobile version