Após uma semana histórica no Mundial de Taekwondo, o Brasil conquistou o tricampeonato consecutivo na Copa do Mundo por equipes mistas, em Wuxi, na China. Com uma campanha impecável, a equipe brasileira mostrou mais uma vez a sua força e garra, garantindo o lugar mais alto do pódio e deixando para trás grandes potências da modalidade.
A final emocionante contra a Coreia do Sul foi decidida no último segundo, com a vitória do Brasil por 2 rounds a 0. O bronze ficou com a China, que também mostrou um excelente desempenho durante a competição. Mas foi a Amarelinha que brilhou mais uma vez, com uma equipe formada por grandes nomes do taekwondo brasileiro.
Maria Clara Pacheco e Henrique Marques, que já haviam conquistado ouros nas competições individuais do Mundial, foram os destaques da equipe brasileira. Além deles, Edival Pontes (Netinho) e Milena Titonelli, que também subiram ao pódio nas disputas individuais, completaram o quarteto verde e amarelo. Allif Barreto foi o reserva da equipe e também contribuiu para a conquista do tricampeonato.
Mas essa não foi a primeira vez que o Brasil brilhou na Copa do Mundo por equipes mistas. Nas edições anteriores, em 2023 e 2024, a equipe brasileira também subiu ao lugar mais alto do pódio, mostrando que o país é uma potência no taekwondo e que tem grandes chances de continuar conquistando títulos no cenário internacional.
Além do tricampeonato na Copa do Mundo, o Brasil também teve outras grandes conquistas no Mundial de Taekwondo deste ano. Maria Clara Pacheco se tornou a única tricampeã mundial por equipes na categoria até 57 quilos, mostrando mais uma vez o seu talento e dedicação à modalidade. Henrique Marques conquistou o seu segundo ouro na competição, e Edival Pontes, o Netinho, ficou com a medalha de prata.
Essas conquistas são fruto de muito trabalho e dedicação dos atletas brasileiros, que se dedicam diariamente para alcançar os melhores resultados. Eles são exemplos de superação e determinação, inspirando outros atletas e mostrando que o Brasil tem grandes talentos no taekwondo.
Além disso, as conquistas no Mundial de Taekwondo também são reflexo do investimento e apoio que a modalidade vem recebendo no país. A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem trabalhado incansavelmente para desenvolver e fortalecer a modalidade no Brasil, proporcionando melhores condições de treinamento e competição para os atletas.
E o resultado disso pode ser visto nas conquistas recentes do taekwondo brasileiro. Além do tricampeonato na Copa do Mundo por equipes mistas, o país também teve um excelente desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto deste ano, conquistando 10 medalhas, sendo 5 de ouro.
Com tantos resultados positivos, o taekwondo brasileiro tem tudo para continuar crescendo e se destacando no cenário internacional. E os atletas brasileiros são a prova de que, com determinação, trabalho duro e apoio, é possível alcançar grandes conquistas.
Mas as competições não param por aí. Antes de encerrar a temporada, a delegação brasileira ainda disputará o Campeonato Mundial Feminino Open, na Guiné Equatorial, e o Grand Prix Challenge, na Tailândia. E com a força e garra que os atletas brasileiros têm mostrado, podemos esperar mais conquistas e medalhas para o taekwondo do Brasil.
O tricampeonato na Copa do Mundo por equipes






