A seleção brasileira feminina de tênis está pronta para mais um desafio! Nesta terça-feira (11), as atletas iniciaram a preparação para os playoffs da Billie Jean King Cup, maior torneio feminino entre nações. Com um time forte e determinado, o Brasil enfrentará Portugal no próximo sábado (15) e no dia seguinte a anfitriã Austrália, em busca da tão sonhada classificação para os qualifiers de 2026.
Das cinco jogadoras convocadas, quatro marcaram presença no treino de hoje: Luisa Stefani, Laura Pigossi, Ana Candiotto e Ingrid Martins. A equipe conta ainda com a jovem Nauhany Silva, de apenas 15 anos, que se juntará ao grupo na quarta-feira (12). Com uma seleção tão talentosa e diversificada, a expectativa é alta para uma grande performance nas quadras de Hobart, na Austrália.
E o cenário não poderia ser mais favorável! Luisa Stefani, que recentemente ficou com o vice-campeonato de duplas no WTA Finals, está em ótima forma e promete trazer todo o seu talento e garra para ajudar o Brasil a alcançar a vitória. Laura Pigossi, Ana Candiotto e Ingrid Martins também têm mostrado um ótimo desempenho nas competições, e juntas, formam um time unido e determinado a representar bem o país.
Não poderíamos deixar de mencionar a falta que será sentida pela ausência de Beatriz Haddad Maia e Ingrid Martins, presentes na convocação anterior. Mas, com certeza, essas jogadoras estarão acompanhando e torcendo pela seleção da mesma forma, mostrando a força e união do time.
E não é só dentro das quadras que a seleção tem se destacado. O técnico Luiz Peniza está confiante e feliz com o desempenho das suas atletas durante os treinos, mesmo com as interrupções causadas pelas chuvas. O clima em Hobart pode ser um desafio, mas nada que as brasileiras já não estejam preparadas para enfrentar. O foco e determinação do time são notáveis e prometem grandes resultados.
Além disso, é importante ressaltar que esta será a primeira vez que o Brasil participa dos playoffs da Billie Jean King Cup, antes conhecida como Fed Cup. Desde a criação dessa competição em 1963 pela Federação Internacional de Tênis (ITF), nunca avançamos às finais. A renomeação do torneio para homenagear a lendária Billie Jean King, defensora da igualdade social e 39 vezes campeã de Grand Slams, deixa ainda mais clara a importância desse desafio para a seleção brasileira.
Os jogos do Grupo E prometem ser emocionantes e intensos. Com duas partidas de simples e uma de duplas por dia, as atletas terão que mostrar todo o seu potencial e habilidade para conquistar a tão sonhada vitória. No dia 14 de novembro, a Austrália enfrentará Portugal, seguido pelo jogo entre Brasil e Portugal no dia 15. E, para fechar com chave de ouro, o Brasil enfrentará a Austrália no dia 16 de novembro.
É hora de apoiar e torcer pela seleção brasileira feminina de tênis! Vamos todos vestir a camisa e mostrar a nossa força e união em busca da classificação para os qualifiers de 2026 da Billie Jean King Cup. Que as nossas atletas se inspirem em grandes nomes do esporte, como a própria Billie Jean King, e nos orgulhem com um desempenho impecável nas quadras. Vamos com tudo, Brasil!
