A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025 para os cursos de bacharelado e superiores de tecnologia será aplicada no próximo domingo (23). Este é um momento importante para os estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação, pois a participação no exame é obrigatória e condição indispensável para a conclusão do curso.
O Enade é uma prova do governo federal que avalia a qualidade dos cursos da educação superior, por meio do desempenho dos estudantes da graduação. Realizado anualmente, o exame é uma ferramenta importante para medir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior.
Nesta edição, participam estudantes habilitados vinculados às áreas relativas ao grau de bacharel, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais. Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia, nas áreas de design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Os locais de prova já foram divulgados no Sistema Enade e os estudantes devem acessar o Portal Gov.br com CPF e senha cadastrados para consultar o local onde realizarão o exame. É importante lembrar que a prova seguirá o horário de Brasília e terá quatro horas de duração, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início às 13h30 e término às 17h30.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) somente atestará a efetiva participação do estudante inscrito como concluinte habilitado ao Enade a partir do preenchimento do questionário do estudante e assinatura da lista de presença na sala de prova, desde que não haja registro de eliminação. Por isso, é fundamental que os estudantes inscritos preencham o questionário até este sábado (22).
O questionário do estudante tem a função de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação. O Inep considera os dados relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e das instituições de ensino.
A prova do Enade será composta por uma parte de formação geral e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação. A parte de formação geral terá 15 questões de múltipla escolha, baseadas em princípios dos direitos humanos. Já a parte de componente específico terá 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, que avaliará a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do texto redigido pelo candidato.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep no dia 5 de dezembro. Já os resultados de desempenho individual nas avaliações teóricas do Enade 2025 serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do boletim de desempenho, em 18 de setembro de 2026.
É importante ressaltar que o Enade é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem todo o conhecimento adquirido durante o curso e contribuírem para a melhoria da qualidade da educação superior no país. Além disso, o exame é uma forma de valorizar e reconhecer o esforço e dedicação dos estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação.
Portanto, é fundamental que os estudantes estejam preparados e motivados para realizar a prova do Enade. Aproveitem
