Atual campeão da AmeriCup, o Brasil estreia nesta quinta-feira (27) nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino contra o Chile, fora de casa. A seleção brasileira disputa uma das sete vagas destinadas a países das Américas e está determinada a garantir sua presença no Mundial, que será realizado em 2027 no Catar.
O Brasil enfrentará o Chile às 20h (horário de Brasília), em Valdívia, no jogo de abertura da primeira fase. No próximo domingo (30), as equipes se enfrentarão novamente, desta vez em São Paulo, às 19h10. Esses serão os primeiros desafios da seleção brasileira nas Eliminatórias, que reúnem ao todo 16 equipes divididas em quatro grupos.
Brasil e Chile estão na chave C, junto com Colômbia e Venezuela. Na primeira fase, todas as equipes competem entre si em partidas de ida e volta. As próximas janelas (rodadas) estão previstas para fevereiro/março e julho. As três melhores seleções de cada grupo avançam para a segunda etapa da competição, levando consigo a pontuação obtida na primeira fase.
Na segunda fase, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos, e jogarão entre si em partidas de ida e volta. As três primeiras colocadas e a quarta melhor geral garantirão presença no Mundial. Além da competição nas Américas, as Eliminatórias também acontecem na Ásia e Oceania (sete vagas), África (cinco vagas) e Europa (12 vagas).
A seleção brasileira chega com força total para as Eliminatórias, contando com sete jogadores que levantaram a taça da AmeriCup em setembro, na Nicarágua. São eles: Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl. Reynan dos Santos também foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic, mas acabou sendo cortado por lesão muscular e substituído pelo ala-armador Daniel Von Haydin.
Além dos jogadores experientes, a seleção também conta com novos talentos, como Pedro Pastre, de 18 anos, campeão do Global Jam e Solidarity Cup; Mathias Vasquez, de 17 anos, que já atuou com a seleção principal; Wini Braga, de 20 anos, destaque do Minas; Brunão, de 23 anos, campeão dos Jogos Mundiais Universitários (JMU) e do Global Jam; e Zu Júnior, de 22 anos, também campeão do JMU.
No entanto, alguns jogadores experientes não atuarão na primeira fase das Eliminatórias por compromissos com seus times no exterior. É o caso de Yago e Márcio, que disputam a Euroliga na Europa, e Gui Santos, que compete na NBA nos Estados Unidos. O técnico Petrovic também decidiu poupar Benite, Tim Soares e Didi, para evitar desgaste por viagens longas desde Japão e Austrália. Já Bruno Caboclo se recupera de uma cirurgia na coluna.
Os jogos do Brasil na primeira fase das Eliminatórias serão contra o Chile e Venezuela, em fevereiro e março de 2026, e contra a Colômbia, em julho do mesmo ano. A expectativa é que a seleção brasileira consiga bons resultados e avance para a próxima fase, rumo à Copa do Mundo de 2027.
A AmeriCup de basquete masculino foi um grande marco para o Brasil, que conquistou o título após 16 anos de jejum. Agora, a seleção está determinada a manter o bom desempenho e garantir sua presença no Mundial. Com um time
