A Copa do Mundo de skate street, realizada em Kitakyushu, no Japão, teve sua grande final no último domingo (30). E, apesar de dois brasileiros terem chegado à disputa do título, eles não conseguiram alcançar o tão desejado pódio. Os atletas paulistas Giovanni Vianna e Wallace Gabriel ficaram em quinto e oitavo lugares, respectivamente, em uma competição dominada pelos skatistas japoneses.
Para chegar à final, os skatistas passaram por uma etapa eliminatória realizada no sábado (29). Os oito melhores atletas foram selecionados para disputar a grande decisão, que teve seu formato dividido em duas partes. Primeiro, os competidores foram avaliados em três voltas pela pista. Depois, por três manobras. A pontuação final foi a soma das notas das melhores volta e manobra. Além disso, o evento também valeu pontos para o ranking da World Skate, que determina os classificados para a Olimpíada de Los Angeles em 2028.
Os brasileiros não chegaram ao pódio, mas fizeram bonito na competição. Giovanni Vianna obteve 163.40 pontos, com destaque para os 75.25 da volta mais bem avaliada e os 88.15 da melhor manobra. Já Wallace Gabriel contabilizou 67.05 de uma das voltas, já que não pontuou nas manobras individuais.
O pódio da etapa de Kitakyushu foi completamente dominado pelos japoneses. O primeiro lugar foi conquistado por Sora Shirai, com 170.27 pontos, seguido por Kairi Netsuke, que somou 169.78. Na terceira posição ficou Yukito Aoki, com 165.91 pontos.
Na final feminina, as atletas do Japão também dominaram a disputa. Ibuku Matsumoto ficou em primeiro lugar, com 160.51 pontos, seguida de Yumeka Oda, que ficou apenas 22 décimos atrás da vencedora. A terceira colocação ficou com a australiana Chloe Covell, com 155.60 pontos. As brasileiras Pâmela Rosa e Isabelly Ávila, representantes paulistas no evento, foram eliminadas nas quartas de final.
Um dos destaques do skate brasileiro, a maranhense Rayssa Leal não participou da etapa de Kitakyushu. A atleta, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris, optou por priorizar a conclusão do Ensino Médio neste final de ano. Porém, os fãs da skatista não precisam se preocupar, pois ela estará presente na etapa final do Street League Skateboarding (SLS), o principal circuito da modalidade.
O Super Crown, como é conhecido o evento, será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Esta será a quarta vez consecutiva que a capital paulista receberá a competição, que promete ser emocionante e cheia de manobras incríveis.
O skate vem ganhando cada vez mais espaço no cenário esportivo mundial, e os atletas brasileiros têm se destacado em competições ao redor do mundo. Com muita dedicação e talento, eles têm conquistado resultados expressivos e ajudado a elevar o nível da modalidade. Além disso, o skate se tornou um esporte olímpico e vem ganhando ainda mais visibilidade e reconhecimento.
A etapa de Kitakyushu foi mais uma oportunidade para os skatistas mostrarem todo o seu potencial e habilidade em cima do skate. Mesmo sem chegar ao pódio, Giovanni Vianna e Wallace Gabriel representaram muito bem o Brasil e mostraram que o país tem atletas de alto nível na modalidade.
O
