Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de junho, o país acordou com a notícia de que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, havia sido internado no Hospital de São João, no Porto. A razão? Ser submetido a uma cirurgia de hérnia encarcerada.
Aos 72 anos, o Presidente tem sido uma figura bastante ativa e presente na vida política e social portuguesa, representando o país em diversas ocasiões e mantendo um contato próximo com a população. Por isso, a notícia de sua internação e cirurgia foi recebida com certa preocupação por parte dos cidadãos.
No entanto, em declarações à imprensa, a equipa médica responsável pelo caso afirmou que se tratava de um procedimento simples, com baixo risco, e que o Presidente se encontrava em boas condições de saúde. A própria cirurgia foi realizada com sucesso e o Presidente encontra-se agora em fase de recuperação.
Segundo informações divulgadas pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa começou a sentir incômodos na região abdominal durante o fim de semana e, por precaução, decidiu viajar para o Porto, onde seria acompanhado pelos médicos do Hospital de São João. Após avaliação, foi constatado que se tratava de uma hérnia encarcerada, um tipo de hérnia que ocorre quando uma porção do intestino fica presa dentro de uma abertura na parede abdominal.
Porém, apesar do diagnóstico, o Presidente manteve-se calmo e confiante durante todo o processo. Já no hospital, cumprimentou e conversou com os profissionais de saúde, sempre demonstrando serenidade e otimismo em relação à cirurgia. Em declaração à imprensa, o diretor clínico do Hospital de São João, Dr. António Oliveira e Silva, afirmou: “O estado de espírito do Presidente é extraordinário, está bem e está animado. Foi muito bem recebido e foi sempre muito afável connosco”.
Marcelo Rebelo de Sousa é conhecido por sua energia e disposição, tendo já realizado diversas atividades físicas e desportivas, como corridas e caminhadas, mesmo durante o período pandêmico. Certamente, sua boa forma física contribuiu para uma rápida recuperação pós-cirúrgica, que deve ocorrer nos próximos dias.
Mas, além da disposição física, o Presidente também é admirado por seu espírito conciliador e proximidade com o povo. Durante seu mandato, tem sido uma figura unificadora, mantendo diálogos com todas as áreas políticas e ouvindo as demandas e sugestões da população. E, mesmo durante sua internação, não deixou de demonstrar esse lado, ao enviar uma mensagem de confiança e tranquilidade ao povo português.
Através de suas redes sociais, o Presidente publicou uma foto sua no hospital, acompanhada de uma mensagem que dizia: “Em recuperação, com expectativa optimista. Cá estarei no que deva vir. Continuação de um bom dia para todos”, demonstrando, mais uma vez, seu bom humor e positividade diante do ocorrido.
Com a cirurgia bem-sucedida e a rápida recuperação do Presidente, é possível esperar que em breve ele estará de volta às suas atividades normais, representando o país e liderando com determinação. O povo português certamente está ansioso por sua plena recuperação e o retorno à sua rotina habitual.
Portanto, o momento é de desejar uma boa recuperação ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e agradecer pela sua dedicação e empenho em prol do país. Sua internação demonstrou sua humildade e preocupação
