Site icon O Post 365

Enem: saem gabaritos do 1º dia de prova em Belém

O Enem é uma das maiores avaliações educacionais do Brasil, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, a prova foi aplicada em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio e também ser utilizado como forma de ingresso em diversas universidades.

No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação do Enem teve uma particularidade. Por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu no mesmo período na capital paraense, as provas foram realizadas em datas diferentes do restante do país. No primeiro dia, 3 de novembro, os participantes responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no próximo domingo, 10 de novembro, será a vez das questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Ao todo, foram 95.784 inscritos nas três cidades, sendo que Belém teve o maior número de participantes, com 69.647 inscritos. Em seguida, vem Ananindeua, com 22.183, e Marituba, com 3.954. Dentre os inscritos, 21.775 são concluintes do ensino médio, que estão em busca de uma boa nota para ingressar em uma universidade.

Apesar de algumas polêmicas que envolveram o Enem deste ano, como o suposto vazamento de questões e a anulação de três questões, o exame é uma oportunidade única para os estudantes mostrarem seus conhecimentos e conquistarem uma vaga no ensino superior. Por isso, é importante que os participantes estejam tranquilos e focados durante a realização da prova.

Para aqueles que estão se preparando para o próximo domingo, é fundamental estar atento aos horários. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. A prova terá início às 13h30 e terminará às 18h30, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo. É importante lembrar que o Enem segue o horário oficial de Brasília, então é preciso ficar atento para não perder a hora.

Outro ponto importante é que os participantes que tiverem solicitação de tempo adicional aprovada terão direito a 60 minutos extras em cada dia de prova. Já aqueles que solicitaram a prova em videoprova em libras terão um acréscimo de 120 minutos. Essas medidas visam garantir que todos os participantes tenham as mesmas condições de realização da prova.

Caso algum imprevisto aconteça e o participante não possa comparecer ao Enem, é possível solicitar a reaplicação da prova. Os pedidos podem ser feitos a partir do dia 8 de novembro até as 12h do dia 12 de dezembro. As solicitações serão analisadas individualmente pelo Inep e a reaplicação acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Essa é uma oportunidade para aqueles que, por algum motivo, não puderam realizar a prova no dia previsto.

O Enem é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem seus conhecimentos e conquistarem uma vaga no ensino superior. Além disso, é uma forma de avaliar a qualidade da educação no país e identificar pontos de melhoria. Por isso, é importante que os participantes estejam preparados e tranquilos para realizar a prova.

Apesar de todas as polêmicas que envolveram o Enem deste ano, é preciso lembrar que o exame é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Por isso,

Exit mobile version