O Brasil é mais uma vez campeão mundial de futsal feminino! No último domingo (7), a seleção brasileira enfrentou Portugal na grande final da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela Fifa, em Manila, nas Filipinas. Com um desempenho impecável, a equipe brasileira conquistou o título com 100% de aproveitamento.
A partida começou com muita disputa e as duas equipes mostraram muita garra e técnica. Mas foi a seleção brasileira que abriu o placar com um belo gol de Emilly Marcondes, após receber um passe preciso de Ana Luiza. Com esse gol, Emilly se tornou a artilheira da competição ao lado da espanhola Irene Córdoba e da portuguesa Lídia Moreira. No desempate, a brasileira ficou com a Chuteira de Ouro, por ter dado mais assistências. Além disso, Emilly também foi eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo.
No começo do segundo tempo, a nossa craque Amandinha, eleita oito vezes como a melhor jogadora do mundo, aproveitou um rebote da goleira portuguesa e ampliou o placar para o Brasil. A partir daí, a seleção brasileira dominou a partida e conseguiu mais um gol com Débora Vanin, que aproveitou um erro da equipe adversária e definiu o jogo.
Essa conquista é mais um orgulho para o esporte brasileiro, que sempre se destaca no futsal. A seleção feminina vem se destacando nos últimos anos e mostrando que tem um grande potencial. Além do título mundial, as brasileiras também conquistaram a Copa das Nações de Futsal, em 2019, e já haviam sido campeãs sul-americanas em 2015 e 2016.
Mas essa conquista não é apenas da seleção brasileira, é também das jogadoras que se dedicam e se empenham em cada treino e jogo, das comissões técnicas que trabalham duro para o aprimoramento das atletas e do apoio da torcida brasileira que sempre vibra e incentiva as nossas jogadoras.
Além disso, é importante destacar a importância desse título para o futsal feminino, que ainda é pouco valorizado no Brasil. O futsal é um esporte que exige muita técnica, habilidade e velocidade, e as jogadoras brasileiras mostraram que estão no topo do mundo nesses quesitos. É preciso dar mais visibilidade e incentivo para o futsal feminino, pois temos grandes talentos em nosso país.
Outro ponto importante a ser ressaltado é a organização da Copa do Mundo Feminina de Futsal pela Fifa. Essa foi a primeira vez que a entidade máxima do futebol mundial organizou uma competição exclusivamente feminina no futsal. Isso mostra um avanço para o esporte feminino e abre espaço para que mais oportunidades sejam criadas para as jogadoras.
O título mundial da seleção brasileira de futsal feminino é uma grande conquista para o Brasil e deve ser celebrado por todos. É uma prova de que o esporte feminino brasileiro está em constante evolução e que temos grandes atletas que merecem reconhecimento e apoio. Que essa conquista sirva de inspiração para as futuras gerações de jogadoras e que possamos continuar brilhando e conquistando títulos no futsal feminino.
Parabéns, Brasil! Somos campeãs mundiais de futsal feminino mais uma vez! Que esse título seja mais um passo em direção à igualdade e valorização do esporte feminino em nosso país. E que possamos continuar comemorando muitas outras conquistas no futsal e em todos os esportes.






