Udo Kier, um dos atores mais renomados da Alemanha, faleceu aos 81 anos de idade. O ator, que ficou conhecido por seus papéis em filmes como “Bacurau” e “O Agente Secreto”, era um colaborador frequente de grandes diretores como Kléber Mendonça Filho, Lars von Trier e Gus Van Sant. Sua morte foi anunciada pelo site Cinema com Rapadura, deixando fãs e colegas de trabalho em choque e tristeza.
Nascido em 14 de outubro de 1944, na cidade de Colônia, na Alemanha, Udo Kier iniciou sua carreira no cinema nos anos 60, atuando em produções alemãs e europeias. Seu talento e versatilidade o levaram a trabalhar com grandes nomes do cinema mundial, como os já mencionados Mendonça Filho, von Trier e Van Sant, além de outros como Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder e Lars von Trier.
No Brasil, Kier ficou conhecido por seu papel em “Bacurau”, filme dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que foi premiado no Festival de Cannes de 2019. Na trama, ele interpreta o vilão Michael, um mercenário alemão que se junta a um grupo de estrangeiros para atacar o povoado de Bacurau, no sertão nordestino. Sua atuação foi elogiada pela crítica e pelo público, mostrando mais uma vez o talento e a versatilidade do ator.
Além de “Bacurau”, Kier também trabalhou com Mendonça Filho em outros projetos, como o curta-metragem “Recife Frio” e o documentário “Crítico”. O diretor brasileiro lamentou a morte do ator em suas redes sociais, destacando sua importância para o cinema e sua amizade.
Outro grande diretor que contou com a colaboração de Udo Kier foi Lars von Trier, com quem o ator trabalhou em diversos filmes, como “Melancolia”, “Ninfomaníaca” e “O Grande Chefe”. A parceria entre os dois era tão forte que Kier chegou a ser chamado de “mascote” do diretor dinamarquês. Em suas redes sociais, von Trier também prestou homenagem ao ator, lembrando de sua personalidade única e seu talento inegável.
Gus Van Sant, outro diretor que teve a oportunidade de trabalhar com Udo Kier, também lamentou sua morte. Os dois trabalharam juntos em “Meu Próximo Amor” e “Elefante”, filmes que foram premiados em importantes festivais de cinema. Van Sant destacou a importância de Kier para o cinema e sua influência em sua própria carreira como diretor.
Além de sua carreira no cinema, Udo Kier também atuou em séries de TV, como “American Horror Story” e “The Man in the High Castle”. Seu talento e presença marcante também foram reconhecidos no teatro, onde atuou em diversas peças na Alemanha e nos Estados Unidos.
A morte de Udo Kier deixa um grande vazio no mundo do cinema e das artes. Seu talento, sua versatilidade e sua personalidade única farão muita falta para seus colegas de trabalho e para o público. Sua partida deixa um legado de grandes atuações e colaborações com alguns dos maiores diretores da história do cinema.
Para os fãs, fica a lembrança de um ator que sempre se dedicou a seus papéis e que deixou sua marca em cada personagem que interpretou. Udo Kier será sempre lembrado como um dos grandes nomes do cinema alemão e mundial, e sua ausência será sentida por






