O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo com dois times brasileiros entre os oito participantes: Praia Clube (MG) e Osasco (SP). O Brasil é conhecido mundialmente por sua excelência no voleibol, tanto no masculino quanto no feminino, e a presença de dois clubes brasileiros nesta competição só reforça essa fama.
O primeiro a estrear no Ginásio Pacaembu será o Praia Clube, atual campeão sul-americano, que enfrentará o Zamalek (Egito), a partir das 10h (horário de Brasília), pelo Grupo B. Já o Osasco, vencedor da Superliga 2024/25, entrará em quadra às 20h30 contra o Alianza Lima (Peru) – estreante no torneio – na primeira rodada do Grupo A. Os jogos terão transmissão ao vivo na VBTV, streaming da Federação Internacional de Vôlei.
Além do Brasil, a Itália também compete com dois times: o atual campeão Conegliano, que tem no elenco a ponteira da seleção Gabi Guimarães, e o Scandicci, pela primeira vez na competição. Os demais participantes são o Zhetysu (Cazaquistão) e o Orlando Valkyries (Estados Unidos). É uma oportunidade única para os fãs do voleibol brasileiro acompanharem de perto grandes jogadoras em ação.
A primeira fase da competição será disputada em formato de grupos, com os quatro clubes de cada chave jogando entre si em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que serão realizadas no dia 13 de dezembro. A grande final está marcada para o dia 14, às 16h30.
O Osasco, que busca o segundo título mundial – o primeiro foi conquistado em 2012 -, tem um elenco forte e experiente, com jogadoras como Tandara, Camila Brait e Roberta. Já o Praia Clube, que sonha em levantar a taça pela primeira vez na história, conta com a força de suas estrangeiras, como a norte-americana Nicole Fawcett e a sérvia Ana Bjelica, além da brasileira Fernanda Garay.
O Brasil tem uma história vitoriosa no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino. Além do título do Osasco em 2012, o país foi campeão com outras duas equipes: Sadia (1991) e Sorocaba (1994). Com a qualidade dos times brasileiros e a tradição no esporte, não será surpresa se mais um título for conquistado nesta edição.
Os grupos estão equilibrados e prometem jogos emocionantes. No Grupo A, o Osasco terá pela frente o Zhetysu, do Cazaquistão, o Scandicci, da Itália, e o Alianza Lima, do Peru. Já no Grupo B, o Praia Clube enfrentará o Conegliano, da Itália, o Zamalek, do Egito, e o Orlando Valkyries, dos Estados Unidos.
A programação do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino está repleta de grandes jogos. Na terça-feira (9), além da estreia do Praia Clube e do Osasco, teremos também o confronto entre Conegliano e Orlando, às 13h30, e o duelo entre Zhetysu e Scandicci, às 17h. Na quarta-feira (10), os times voltam à quadra para mais uma rodada da fase de grupos.
Na quinta-feira (11), teremos a última rodada da fase de grupos, com os jogos decisivos para a classificação às semifinais. E na sexta-feira (13), serão realizadas as semifinais, que prometem ser jogos eletrizantes






