Os finalistas da Copa do Brasil de 2025 foram definidos neste domingo (14) em uma disputa emocionante entre Corinthians e Vasco. As equipes levaram a melhor sobre Cruzeiro e Fluminense, respectivamente, em jogos marcados pela atuação brilhante de seus goleiros nas disputas de pênaltis.
As partidas de ida e volta da grande final serão realizadas na quarta-feira (17) e no domingo (21). O primeiro duelo acontecerá na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília). Já o jogo que encerrará a temporada do futebol masculino brasileiro em 2025 será no Maracanã, às 18h30. Ambos os jogos terão transmissão ao vivo pela Rádio Nacional.
O Corinthians conseguiu sua vaga na final após vencer o Cruzeiro nos pênaltis por 5 a 4 na Neo Química Arena. Na partida de ida, os paulistas haviam sido derrotados por 2 a 1, mas conseguiram se recuperar com uma vitória por 1 a 0 no Mineirão. Com a classificação, o Timão chega à sua oitava final de Copa do Brasil e está em busca do seu quarto título, sendo o último conquistado em 2009.
Além da chance de levantar a taça, o Corinthians também tem a oportunidade de garantir uma vaga na Libertadores de 2026, já que ficou em 13º lugar no Campeonato Brasileiro deste ano. Caso não conquiste o título, a equipe terá que se contentar com a Copa Sul-Americana. Já o Cruzeiro, que ficou em terceiro lugar no Brasileirão, já está garantido na fase de grupos da Libertadores.
No primeiro tempo da partida, o Cruzeiro tomou a iniciativa e criou boas oportunidades com o atacante Luis Sinistierra. Porém, o jogador precisou ser substituído por conta de dores musculares. Aos 30 minutos, o colombiano deu lugar a Keny Arroyo, que foi o responsável por abrir o placar para a Raposa aos 39 minutos. No segundo tempo, Arroyo ampliou para o Cruzeiro, mas o Corinthians conseguiu descontar com um gol de Matheus Bidu. A partida terminou empatada em 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Cássio brilhou ao defender o chute de Yuri Alberto e garantir a vitória do Timão.
Na outra semifinal, o Vasco garantiu sua vaga na final após vencer o Fluminense nos pênaltis por 4 a 3, após uma derrota por 1 a 0 no tempo normal. Na primeira partida, o Cruzmaltino havia vencido por 2 a 1 e agora está em busca de seu segundo título de Copa do Brasil. A última vez que a equipe conquistou o título foi em 2011.
A vitória mantém vivo o sonho do Vasco de chegar à Libertadores, já que o time ficou em 14º lugar no Campeonato Brasileiro. Caso seja vice-campeão, o time disputará a Copa Sul-Americana. Já o Fluminense, que ficou em quinto lugar no Brasileirão, já está garantido na fase de grupos da Libertadores.
No primeiro tempo da partida, o Vasco foi superior e obrigou o goleiro Fábio a fazer grandes defesas. Porém, aos 35 minutos, o Fluminense abriu o placar com um gol contra do lateral Paulo Henrique. Na segunda etapa, o Vasco continuou pressionando, mas não conseguiu igualar o placar. O jogo terminou em 1 a 0 para o Fluminense, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Léo Jardim






