Site icon O Post 365

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 está prestes a ser reaplicado nesta terça (16) e quarta-feira (17) para aqueles que tiveram algum tipo de problema logístico durante a aplicação das provas ou foram acometidos por alguma doença infectocontagiosa listada no edital. Essa é uma oportunidade para que esses participantes possam realizar o exame e terem suas notas consideradas para ingressar em instituições de ensino superior.

As provas regulares do Enem 2024 foram aplicadas nos dias 9 e 13 de novembro, mas alguns casos específicos precisaram ser avaliados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, houve uma aplicação excepcional nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

É importante ressaltar que o Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil, sendo utilizado por diversas instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, os resultados individuais do exame podem ser aproveitados por estudantes interessados em cursar a educação superior em Portugal, através de convênios com o Inep.

Para aqueles que terão a oportunidade de realizar a reaplicação do Enem 2025, é importante lembrar que a dinâmica de aplicação será a mesma das provas regulares. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, serão realizadas as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

É válido ressaltar que o prazo para a conclusão do exame será até às 19h no primeiro dia e até às 18h30 no segundo dia. Para aqueles que tiverem seus pedidos de tempo adicional aprovados, haverá uma hora a mais para a realização das provas.

O edital do Enem 2025 prevê que aqueles que foram afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por doenças infectocontagiosas listadas no edital, poderão solicitar a reaplicação do exame. Além disso, também têm direito à reaplicação aqueles que foram afetados por desastres naturais, como foi o caso dos moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR) que foram impactados por um tornado em 2025.

É importante lembrar que o participante só poderá realizar as provas referentes ao dia em que teve algum tipo de problema que inviabilizou a realização do exame na data regular. Além disso, é necessário comprovar a situação através de documentos específicos.

Para aqueles que foram acometidos por alguma das doenças listadas no edital, é necessário solicitar a reaplicação do exame. Entre as doenças estão: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Já para aqueles que tiveram problemas logísticos durante a aplicação das provas, é necessário comprovar através de documentos que houve algum tipo de erro de execução de procedimento de aplicação, como falta de

Exit mobile version