A São Silvestre é uma das mais tradicionais e populares corridas de rua do mundo. Realizada anualmente no dia 31 de dezembro, ela atrai milhares de atletas de todo o mundo para as ruas de São Paulo, em uma celebração do esporte e da superação. E neste ano, em sua centésima edição, a prova ganhou um novo e emocionante capítulo em sua história, com a inauguração do Hall da Fama da corrida.
No último dia 29 de dezembro, três grandes nomes do atletismo foram homenageados e eternizados no Hall da Fama da São Silvestre: a portuguesa Rosa Mota, o brasileiro Marilson dos Santos e a brasileira Carmen de Oliveira. As placas, com as impressões dos pés dos três atletas, agora se juntam à do queniano Paul Tergat, maior vencedor da prova entre os homens, com cinco títulos conquistados.
Rosa Mota, conhecida como a “Rainha da São Silvestre”, foi a primeira atleta a ser homenageada. Ela é a maior vencedora da corrida, com seis títulos seguidos entre 1981 e 1986. Emocionada, a atleta falou sobre a honra de fazer parte da história da prova: “Fico muito orgulhosa por fazer parte desta história. Espero que muitos de vocês também façam. O primeiro ano que vim à São Silvestre, gostei tanto, tanto, fui tão acarinhada. Todas as São Silvestres que participei foram à noite. Era uma festa muito grande na rua. Fiquei apaixonada pela corrida e participei durante seis anos consecutivos”.
A atleta Carmen de Oliveira também deixou sua marca no Hall da Fama. Ela foi a primeira brasileira a vencer a prova desde que ela se abriu para a participação de estrangeiros. Emocionada, Carmen falou sobre a importância da São Silvestre em sua vida: “Estou aqui curtindo esses mimos que você pode ter de uma prova desse nível. [Hoje são] mais de 55 mil pessoas correndo. Estou aqui revendo amigos, sonhando com uma performance cada vez melhor. Então, para mim, hoje isso aqui é um prêmio”.
O terceiro homenageado foi Marilson dos Santos, o brasileiro que mais venceu a São Silvestre desde que ela se tornou internacional. Foram três vitórias, conquistadas em 2003, 2005 e 2010. O atleta falou sobre a importância da prova em sua carreira: “É a maior prova que a gente tem no país, a mais popular, a prova que todo mundo assiste, a prova que todo mundo ouve falar. Todo mundo que diz que está correndo e que está começando quer correr [a São Silvestre]. Então é muito gratificante ter feito parte da história da São Silvestre”.
A cerimônia de inauguração do Hall da Fama da São Silvestre foi realizada na Expo São Silvestre, que ocorre no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento marcou o início das comemorações do centenário da corrida, que acontece na manhã da próxima quarta-feira (31). Neste ano, mais de 55 mil pessoas se inscreveram para participar da prova, alcançando um novo recorde para a São Silvestre.
A São Silvestre é muito mais do que uma simples corrida de rua. Ela é uma celebração do esporte, da saúde, da superação e da amizade. A prova reúne atletas de diferentes idades, nacionalidades e níveis de experiência, em uma grande festa da corrida. E com a inauguração do Hall da Fama






