A temporada de 2025 do futebol brasileiro começou com grandes surpresas e promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos. O Campeonato Paulista teve seu pontapé inicial no último domingo (11) e o Mirassol mostrou que está disposto a surpreender ao vencer o São Paulo por 3 a 0, em uma partida que encerrou a rodada de abertura.
Com um elenco renovado, o Mirassol anunciou a contratação de dez reforços para a temporada de 2026. E um desses reforços, Lucas Mugni, foi o responsável por abrir o placar aos seis minutos de jogo, aproveitando a sobra da finalização de Shaylon, que havia acertado a trave. Aos 19 minutos, o atacante Alesson ampliou a vantagem do Leão Caipira ao chutar e contar com o desvio do zagueiro Alan Franco.
Na segunda etapa, o São Paulo tentou reagir com as entradas do atacante Lucas Moura, que se recuperou de uma lesão no joelho, e do meia Danielzinho, recém-contratado do próprio Mirassol, onde era capitão. Mas o Tricolor não conseguiu furar a defesa adversária e ainda teve o lateral Maik expulso. No final do jogo, o Mirassol marcou o terceiro gol com o meia José Aldo, garantindo a vitória por 3 a 0.
A noite de domingo também foi movimentada por outros dois jogos do Paulistão. O Red Bull Bragantino venceu o Noroeste por 1 a 0, com gol do atacante Jhon Jhon no fim do segundo tempo. Já o Velo Clube empatou sem gols com o Botafogo-SP.
No Campeonato Carioca, que teve início no último domingo, o Flamengo empatou em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ, em uma partida antecipada devido à Supercopa Rei, que será disputada entre o Rubro-Negro e o Corinthians no dia 1º de fevereiro. Com o elenco profissional ainda em pré-temporada, o Flamengo entrou em campo com a equipe sub-20 e contou com o gol do zagueiro Iago nos acréscimos para garantir o empate.
O Atlético-MG, que também iniciou a temporada com uma equipe mista, decepcionou sua torcida ao empatar em 1 a 1 com o Betim, em casa. O time ainda não contou com o atacante Hulk, que está em negociações para renovar seu contrato com o clube. Já o América-MG venceu o Athletic por 3 a 0, com gols de Thauan, Éverton Brito e Eduardo Person.
No Campeonato Gaúcho, o Internacional estreou com vitória de virada por 2 a 1 sobre o Novo Hamburgo. O time, que mesclou jogadores da base e pouco aproveitados no time principal, saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada com gols de João Marcus e Diego Coser. A rodada de abertura do Gauchão também teve empates entre São Luiz e Caxias (1 a 1) e São José e Inter de Santa Maria (0 a 0).
Outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro que iniciou a temporada com jovens da base e atletas pouco utilizados foi o Athletico-PR. O time empatou em 1 a 1 com o Cianorte, fora de casa, e segue invicto no Campeonato Paranaense. O Furacão saiu atrás no placar, mas conseguiu o empate com gol de João Cruz. A rodada também teve vitória do Andraus sobre o São Joseense por 2 a 0 e
