Site icon O Post 365

Fies 2026: inscrições para seleção começam no dia 3 de fevereiro

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já estão abertas e oferecem uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda realizarem o sonho de ingressar no ensino superior. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 112 mil vagas em instituições particulares de todo o país ao longo deste ano. O programa é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo ajudar alunos de famílias de baixa renda a ingressarem no ensino superior privado.

Se você sonha em ter um diploma de graduação, mas tem dificuldades financeiras para arcar com as mensalidades, fique atento às informações e não perca esta oportunidade única de transformar sua vida por meio da educação.

Para se candidatar ao Fies, é necessário que o aluno tenha participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado na redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.863).

As inscrições para o primeiro semestre de 2022 estarão abertas de 03 a 06 de fevereiro e podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Fies, no site do MEC. Já para o segundo semestre, a oferta será de 44.867 vagas, com inscrições abertas no segundo semestre deste ano.

Vale lembrar que, para selecionar os candidatos, o Fies utiliza a ordem decrescente das notas obtidas no Enem, de acordo com o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ou seja, estudantes com notas mais altas têm mais chances de serem selecionados para o programa.

Além disso, é importante ressaltar que o Fies se divide em chamada única e lista de espera. O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro, por isso, é fundamental ficar atento às datas divulgadas pelo MEC.

Nesta edição, a oferta de vagas será distribuída de acordo com a ordem de prioridade dos candidatos. Em primeiro lugar, serão contemplados aqueles que nunca foram beneficiados pelo financiamento estudantil e ainda não concluíram o ensino superior. Em seguida, os candidatos que já foram beneficiados pelo Fies e quitaram o empréstimo. Na terceira ordem, estão aqueles que já concluíram o ensino superior e ainda não foram beneficiados pelo programa. E, por último, candidatos que já concluíram a faculdade e tiveram algum benefício do Fies e quitaram a dívida.

Aqueles que forem pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro para complementar a inscrição. É importante lembrar que o candidato será pré-selecionado em apenas uma das opções de curso escolhidas durante a inscrição.

O Fies é uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda, pois oferece financiamento de até 100% do valor da mensalidade, com juros baixos e começando a pagar apenas após a conclusão do curso. Além disso, o programa permite que o estudante parcele a dívida em até 14 anos. Ou seja, é uma oportunidade única para realizar o sonho de ter um diploma de graduação sem comprometer o orçamento familiar.

O programa também é uma ótima opção para aqueles que não foram aprovados em universidades públicas, mas querem continuar estudando e ter acesso a um ensino de qualidade em instituições privadas renomadas. Com o Fies, é possível escolher entre diversas opções de cursos e instituições, ampliando as chances de

Exit mobile version