Site icon O Post 365

CNU 2025: resultado da prova discursiva está disponível

O resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado já está disponível para consulta. Os candidatos que participaram da segunda fase do concurso podem conferir suas notas em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo a publicação, a consulta individual ao resultado preliminar e o espelho de correção da prova discursiva estão disponíveis no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. Essa é uma ótima notícia para os milhares de candidatos que aguardavam ansiosamente pelo resultado.

A prova discursiva foi aplicada apenas aos candidatos aprovados na primeira fase do concurso, a prova objetiva, que alcançaram a nota mínima necessária para a classificação para a segunda fase. Essa é uma etapa importante do processo seletivo, pois é nela que os candidatos podem demonstrar suas habilidades de escrita e argumentação.

Para os cargos de nível superior, a prova discursiva foi composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos. Já para os cargos de nível intermediário, a prova discursiva foi composta por uma redação em formato dissertativo-argumentativo, podendo totalizar 30 pontos. É importante ressaltar que a nota final não foi arredondada e foram desprezadas as frações inferiores ao centésimo na apuração da nota da prova discursiva.

Aqueles que tiraram nota zero na prova discursiva serão eliminados do concurso. Por isso, é fundamental que os candidatos tenham se preparado bem para essa etapa e tenham se dedicado ao máximo durante a prova.

Caso algum candidato não concorde com a nota preliminar da prova discursiva, é possível entrar com um pedido de revisão a partir de 0h desta segunda-feira (26). O prazo para solicitar a revisão é de dois dias, encerrando às 23h59 de terça-feira (27), observando o horário de Brasília. Os pedidos devem ser feitos na área do candidato, utilizando o login e senha da plataforma Gov.br.

O resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e o resultado definitivo serão divulgados em 18 de fevereiro. É importante ressaltar que esse é um processo rigoroso e transparente, garantindo a lisura e a igualdade entre os candidatos.

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Do total, 3.144 são para cargos de nível superior e outras 508, de nível intermediário. Entre as mais de 3,6 mil vagas, 2.480 são de preenchimento imediato e as demais (1.172) para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados.

O CNU é conhecido como o “Enem dos Concursos” e tem como objetivo unificar os processos seletivos para cargos públicos em todo o país. Essa é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que visa aprimorar e modernizar o sistema de seleção de servidores públicos.

Dos mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase e, portanto, habilitados para fazer a prova discursiva, cerca de 8,5 mil não compareceram no segundo dia de provas, realizado em 7 de dezembro. Essa abstenção de aproximadamente 17% é uma oportunidade para os candidatos que se dedicaram e se prepararam para o concurso.

O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas, com candidatos de todos os estados brasileiros e de 4.951 municípios. As provas foram aplicadas em dois dias, diferentemente da primeira edição do concurso unificado, em 2024

Exit mobile version