Site icon O Post 365

Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta

Termina nesta às 23h59 desta quinta-feira (29) o prazo para estudantes interessados se inscreverem no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026. A oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos em uma instituição privada de ensino superior está aberta para todos aqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa. E se você é um desses candidatos, não perca mais tempo e garanta sua inscrição antes que o prazo se encerre.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação criado em 2004 com o objetivo de facilitar o acesso à educação superior para estudantes brasileiros de baixa renda. Desde então, tem ajudado milhares de jovens a realizarem o sonho de ingressar em uma faculdade privada. E para o primeiro semestre de 2026, a oferta é ainda maior, com mais de 590 mil bolsas disponíveis em instituições de ensino privadas de todo o país.

O processo de inscrição é simples e gratuito, sendo realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, através do login da plataforma Gov.br. Os candidatos podem pesquisar as vagas disponíveis por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta, facilitando a escolha do curso desejado.

Para concorrer a uma bolsa no Prouni, é necessário ter completado o ensino médio e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025. Além disso, é preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. O programa também reserva bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

As bolsas oferecidas pelo Prouni são de dois tipos: integrais e parciais. As integrais cobrem 100% da mensalidade do curso escolhido, enquanto as parciais cobrem 50%. Para concorrer às bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, esse limite é de três salários mínimos. Em 2026, o valor do salário mínimo é de R$ 1.621.

Esta edição do Prouni (1º/2026) está oferecendo o maior número de bolsas da história do programa, com mais de 590 mil oportunidades. Desse total, 274.819 são bolsas integrais e 319.700 são bolsas parciais. A modalidade de cursos a distância representa a maior parte das bolsas, com 393,1 mil oportunidades, seguida pela modalidade semipresencial com 16.408 bolsas e cursos presenciais com 184.992 bolsas.

Os cursos mais procurados pelos candidatos são administração e ciências contábeis, que somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas. Além disso, há bolsas disponíveis para diversas áreas e tipos de graduação, como bacharelado, tecnológicos e licenciaturas.

O processo seletivo do Prouni é realizado em duas chamadas, que são divulgadas na página eletrônica do programa. A primeira chamada será divulgada em 3 de fevereiro e a segunda em 2 de março. Os critérios de classificação dos candidatos podem ser consultados na página do Prouni na internet.

Não perca mais tempo e faça sua inscrição no Prouni antes que o prazo se encerre. Aproveite essa oportunidade única de conquistar uma bolsa de estudos e dar continuidade aos seus estudos em uma instituição privada de ensino superior. E se você já possui uma bolsa

Exit mobile version