Um Acordo de Cooperação Técnica entre o governo federal e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) está trazendo uma grande novidade para o país: a ampliação da oferta de cuidotecas em todo o território nacional. Essa iniciativa, que faz parte do Plano Nacional de Cuidados, tem como objetivo garantir que familiares, especialmente mulheres, tenham um lugar seguro para deixar suas crianças enquanto estudam e se qualificam profissionalmente.
Essa parceria envolve a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem como foco principal a implantação de cuidotecas em espaços educacionais e de qualificação do Sistema Indústria.
O Ministro do MDS, Wellington Dias, ressalta que muitas mulheres ainda não ocupam vagas em setores como a indústria por não terem onde deixar seus filhos. Com essa parceria, essa realidade está prestes a mudar. “A iniciativa vai garantir que as crianças de até 12 anos sejam bem cuidadas, enquanto suas mães têm a oportunidade de estudar, trabalhar e contribuir para o desenvolvimento de suas famílias e do Brasil”, afirma Dias, em nota divulgada pelo ministério.
As cuidotecas são espaços de acolhimento para crianças que têm como objetivo permitir que seus responsáveis, principalmente mulheres, possam se qualificar, aumentar sua escolaridade e trabalhar no período que excede a jornada escolar. Isso é fundamental para que essas mulheres tenham mais oportunidades de trabalho e possam contribuir ainda mais para a economia do país.
Com a parceria entre o MDS e o CN-Sesi, o Sesi vai apoiar financeiramente projetos de cuidotecas por meio de editais. Cada iniciativa pode receber até R$ 500 mil para compra de equipamentos, materiais e contratação de serviços. Os departamentos regionais do Sesi serão responsáveis pela execução dos projetos e pelo funcionamento dos espaços. Já o MDS, por meio da SNCF, prestará apoio técnico e metodológico, além de participar da capacitação das equipes locais.
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, destaca que essa iniciativa fortalece a política de promoção das mulheres na indústria e amplia o alcance das cuidotecas em todo o país. “Essa parceria estruturada dialoga diretamente com a agenda de valorização das mulheres na indústria. O Sesi tem a capilaridade e a expertise necessárias para expandir as cuidotecas pelo Brasil, levando o cuidado como instrumento que viabiliza o acesso das mulheres a melhores oportunidades de trabalho, educação e qualificação profissional. É uma ação que contribui para um país mais inclusivo e socialmente mais justo”, afirma o presidente.
As cuidotecas fazem parte do Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida e são espaços públicos, gratuitos e seguros, voltados para o acolhimento de crianças de 3 a 12 anos, com e sem deficiência, em horários que vão além da jornada escolar, como à noite, por exemplo. Esse serviço apoia pessoas que são responsáveis por crianças e que precisam trabalhar, estudar ou se qualificar. Além de oferecer atividades recreativas, leitura, jogos e artes, as cuidotecas também garantem cuidados básicos, como alimentação, higiene, troca de roupas e descanso.
Atualmente, existem 12 cuidotecas em funcionamento no país, sendo uma na Universidade Federal Fluminense (UFF) e 11 em Institutos Federais na Bahia, no Maranhão e em Sergipe. Com






