Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina estão prestes a começar, trazendo consigo toda a magia e emoção que só um evento desse porte pode proporcionar. Durante 15 dias, atletas de 90 países irão competir em 16 modalidades diferentes, em busca de medalhas e da realização de seus sonhos. E neste cenário, o Brasil marca mais uma vez sua presença, com 14 atletas representando o país em busca de resultados históricos.
A cerimônia de abertura, que acontecerá nesta sexta-feira (6) no Estádio San Siro, em Milão, promete ser uma verdadeira festa. Grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e o pianista chinês Lang Lang, irão se apresentar, mostrando a união e a diversidade cultural que os Jogos Olímpicos representam.
E para conduzir a bandeira olímpica, o Brasil terá a honra de contar com a ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do país, que irá levar o símbolo da paz e da união ao lado de outras sete personalidades convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização dos Jogos. Os porta-bandeiras da delegação brasileira serão os atletas Nicole Silveira (skeleton) e Lucas Pinheiro Braathen (esqui alpino), que irão representar todo o orgulho e determinação dos atletas brasileiros.
A participação do Brasil em Milão-Cortina é histórica, com 14 atletas competindo em cinco modalidades diferentes: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Alguns desses atletas já têm experiência em Jogos Olímpicos de Inverno, enquanto outros estão estreando em solo italiano. Mas todos têm em comum o sonho de fazer história e colocar o Brasil no mapa dos esportes de inverno.
E as chances de conquistar uma medalha inédita são reais, após Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener (snowboard) subirem ao pódio em etapas da Copa do Mundo nesta temporada. Até hoje, o melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno foi obtido há uma década pela carioca Isabel Clark, que ficou na nona colocação no snowboard cross durante os Jogos de Turim, em 2006. Mas agora, com uma equipe mais experiente e determinada, as expectativas são ainda maiores.
A agenda do Brasil em Milão-Cortina é extensa e cheia de desafios. Os primeiros atletas a estrear serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva, que disputarão as provas classificatórias de esqui cross-country (corrida de velocidade) na terça-feira (10), a partir das 5h15 (horário de Brasília), na cidade de Tesero. E as últimas competições serão com os atletas do bobsled 4-man (Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira) no dia 22 de fevereiro, data do encerramento dos Jogos.
Além das competições, os atletas brasileiros também terão a oportunidade de vivenciar a cultura e a história da Itália, um país conhecido por sua rica tradição no mundo dos esportes de inverno. Eles poderão aprender com os melhores do mundo, trocar experiências e se inspirar para alcançar resultados ainda melhores em suas carreiras.
Portanto, é com muito orgulho e entusiasmo que o Brasil se prepara para mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. A torcida de todo o país estará junto com os






