Site icon O Post 365

Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades em instituições privadas de ensino. E para quem sonha em cursar uma faculdade, o prazo de inscrição para a seleção do Fies do primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira (6).

Se você é um dos milhares de jovens que deseja ingressar no ensino superior, essa é a sua chance de realizar esse sonho. O Fies possibilita o financiamento das mensalidades em cursos de diversas áreas, em instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Nessa seleção, o MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para financiamento em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, contemplando 19.834 cursos. Com esse apoio do governo, a chance de realizar o sonho de cursar uma faculdade se torna ainda mais real.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login na plataforma Gov.br, até às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, horário de Brasília. É importante ressaltar que a inscrição é gratuita e que o candidato deve informar um e-mail pessoal válido.

Ao fazer a sua inscrição, é possível escolher até três opções de curso e alterá-las até o fim do prazo. Porém, é importante lembrar que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino.

Além disso, é necessário informar o seu perfil, como etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, e se já concluiu ou não o ensino superior. Essas informações são relevantes para a seleção e devem ser preenchidas corretamente.

Para participar do Fies, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).

Para as vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), é necessário comprovar a condição por meio de um laudo médico com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

A classificação no processo seletivo do Fies é realizada considerando a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ou seja, quanto maior a sua nota no Enem, maiores serão suas chances de ser selecionado.

Uma grande vantagem do programa é o Fies Social, que garante a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Esses pré-selecionados podem solicitar a contratação do financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.

Porém, caso seja identificada divergência na renda familiar declarada, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de ensino superior poderá exigir documentação complementar para comprovação.

O resultado da pré-seleção na

Exit mobile version