O prazo para as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está chegando ao fim. Os estudantes têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para se candidatar às oportunidades de financiamento em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder empréstimos a estudantes de baixa renda, possibilitando o acesso à educação de qualidade.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através da página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É importante lembrar que o financiamento será válido a partir deste segundo semestre letivo de 2025, cobrindo as mensalidades dos cursos selecionados.
Nesta edição, o governo federal disponibilizou mais de 58 mil vagas em 10.319 cursos/turnos de graduação, distribuídos em 690 instituições privadas de ensino superior. É uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma universidade e não possuem condições financeiras para arcar com os custos.
Quem pode se inscrever?
Para se candidatar às vagas remanescentes do Fies, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pelo edital. O primeiro deles é ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Além disso, é preciso ter condições de cumprir a frequência mínima exigida, que é de 70% de presença, durante este segundo semestre letivo.
Outro requisito importante é ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. É necessário também ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. Vale ressaltar que candidatos que participaram do Enem apenas como treineiros não podem se inscrever para ter acesso ao Fies.
O edital ainda destaca que 50% das vagas remanescentes serão reservadas ao Fies Social, modalidade que contempla os candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com registro ativo.
Como será a seleção?
O resultado da chamada única do Fies será divulgado na próxima terça-feira (4). A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para candidatos que nunca foram beneficiados pelo Fies e que não possuem ensino superior. Em seguida, serão considerados aqueles que quitaram financiamentos anteriores e, por último, os candidatos com ensino superior que nunca foram beneficiados pelo programa e os que já quitaram financiamentos anteriores.
Cronograma e lista de espera
Nos dias 5 e 6 de novembro, os pré-selecionados na chamada única deverão validar as informações declaradas na inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, dentro da instituição de ensino superior para a qual se candidataram. Caso haja erros ou inconsistências nas informações, a instituição poderá solicitar a apresentação de documentação complementar.
Após a validação das informações pela comissão da faculdade, o próximo passo é a aprovação da documentação por um agente financeiro, que deve ocorrer em até 10 dias úteis. Somente após essa aprovação, será possível formalizar a contratação do financiamento.
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. Entre os dias 13 e 28 de novembro, eles poderão ser convocados para






