O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das maiores avaliações educacionais do Brasil, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo principal do Enem é avaliar o nível de conhecimento dos estudantes que concluíram o ensino médio, além de servir como porta de entrada para o ensino superior e outras oportunidades educacionais.
Neste ano de 2025, os candidatos que irão realizar o Enem nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição. Essa importante ferramenta traz informações essenciais como local e número da sala de aplicação da prova, datas e horários de realização, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social.
É importante ressaltar que a aplicação do Enem nestes municípios terá uma data diferenciada, iniciando no dia 30 de novembro, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) que será realizada em Belém. Por isso, é fundamental que os candidatos fiquem atentos ao cartão de confirmação para não perderem a data da prova.
O primeiro dia de provas, em 30 de novembro, irá abordar questões das áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Já no domingo seguinte, 7 de dezembro, os candidatos serão testados em matemática e ciências da natureza. Vale lembrar que a prova de redação é de caráter eliminatório, ou seja, para que o candidato seja aprovado, é necessário alcançar uma boa nota nesta etapa.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso no dia da prova, pois nele estão contidas informações essenciais para o bom andamento do exame.
No Pará, mais de 289 mil candidatos tiveram suas inscrições confirmadas, sendo a maioria autodeclarada parda, seguida por pretos e indígenas. Entre os inscritos, mais de 83 mil são concluintes do ensino médio, tanto em escolas públicas quanto privadas.
Além disso, os concluintes do ensino médio em 2025 que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova do Enem poderão receber um incentivo adicional de R$ 200. Esse programa tem como objetivo incentivar os estudantes a se prepararem para o exame e, consequentemente, para o ingresso no ensino superior.
Caso algum candidato não possa realizar a prova nas datas estabelecidas, seja por problemas logísticos ou por doenças listadas no edital, é possível solicitar a reaplicação da prova. O prazo para essa solicitação vai de 8 a 12 de dezembro de 2025 e será analisada individualmente pelo Inep.
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro pelo Inep e poderá ser utilizado para diversas finalidades, como ingresso em universidades públicas, concorrência a bolsas de estudo em instituições privadas, pleitear o crédito estudantil, entre outras oportunidades.
É importante destacar que o Enem é uma oportunidade para os estudantes mostrarem seu conhecimento e potencial, além de ser uma ferramenta que auxilia no ingresso no ensino superior e em outras oportunidades educacionais. Portanto, é fundamental que os candidatos estejam bem preparados e aproveitem essa chance única de mostrar seu potencial. Boa sorte a todos os participantes do Enem 2025!





