A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (1º) a lista de convocados e os locais de provas da segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Mais de 30 mil candidatos foram selecionados para prosseguir no processo seletivo, que é considerado um dos mais concorridos do país.
Os aprovados devem estar atentos ao calendário do vestibular, que prevê a realização das provas nos dias 14 e 15 de dezembro. O exame será aplicado em 36 escolas, localizadas em 21 cidades, além da capital paulista. É importante ressaltar que o local das provas pode ser diferente do da primeira fase, por isso, é fundamental que os candidatos se informem com antecedência para evitar possíveis atrasos e estresse no dia da prova.
No primeiro dia, os vestibulandos serão avaliados por meio de 12 questões discursivas de português, que abrangem interpretação de texto, gramática e literatura (com base na lista obrigatória de obras). Além disso, os candidatos terão que produzir uma redação, podendo escolher entre duas propostas: uma dissertativa-argumentativa ou uma de outro gênero textual, que será apresentada no momento da prova.
Já no segundo dia, os participantes serão submetidos a 12 questões discursivas sobre duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida. Para os cursos de exatas, será cobrado conhecimento em matemática, física e química. Para a área de humanas, os temas serão história e geografia. E, por fim, para os cursos de biológicas, as disciplinas abordadas serão biologia e química.
O diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, destaca a importância de os candidatos estarem atentos ao local das provas. “É fundamental que o vestibulando conheça previamente o trajeto até o local onde fará o exame, para evitar atrasos e estresse no dia da prova”, ressalta.
Além da segunda fase, alguns cursos também terão provas de competências específicas, que serão realizadas em datas diferentes. Para Música, as provas serão aplicadas entre os dias 9 e 12 de dezembro. Já para Artes Visuais, a avaliação será no dia 11 de dezembro, e para Artes Cênicas, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026.
O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 23 de janeiro de 2026. Os aprovados devem ficar atentos às orientações da universidade para a efetivação da matrícula.
O vestibular da Fuvest é um dos mais disputados do país, com milhares de candidatos disputando as vagas em cursos de excelência oferecidos pela USP. Por isso, é importante que os estudantes se preparem com antecedência, estudando e se dedicando ao máximo para alcançar o tão sonhado ingresso na universidade.
Aproveitamos para parabenizar todos os candidatos que foram convocados para a segunda fase e desejamos sucesso nas provas. Acreditamos no potencial de cada um de vocês e temos certeza de que, com dedicação e empenho, alcançarão seus objetivos.
E para aqueles que não foram selecionados, não desanimem. A Fuvest é apenas uma das oportunidades de ingresso na USP, que também oferece vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa de Avaliação Seriada (PASUSP). Além disso, existem diversas outras universidades de excelência pelo país que também podem ser uma ótima opção de ensino superior.
Independentemente do resultado, é importante valorizar o esforço e a dedicação de todos os candidatos, que não mediram esforços para alcançar seus son






