O Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil e, além disso, também é uma oportunidade para aqueles que desejam obter a certificação do ensino médio. E para os mais de 100 mil estudantes que fizeram o exame com esse objetivo, uma ótima notícia: a partir de sexta-feira (30), será possível solicitar a emissão da declaração autenticada de conclusão do ensino médio.
Essa conquista é fruto do empenho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que disponibilizará o pedido de forma online, através do seu portal. Podem solicitar a declaração os candidatos com 18 anos ou mais que atingiram a pontuação mínima exigida no edital para a certificação.
Essa iniciativa é uma grande conquista para aqueles que temiam o indeferimento da matrícula por não possuírem o diploma físico ou digital emitido pelas secretarias de Educação. Muitas instituições de ensino superior, principalmente as públicas, aceitam a declaração de conclusão do ensino médio antes do certificado oficial, o que facilita a entrada desses estudantes no ensino superior.
Além disso, o presidente do Inep, Manuel Palacios, esclarece que a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio não foi necessária para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O sistema já foi atualizado com os dados dos candidatos do Enem, o que garantiu que aqueles que atingiram as notas mínimas para a certificação do ensino médio pudessem realizar suas inscrições no Sisu dentro do prazo oficial, sem a necessidade de outros documentos.
É importante ressaltar que o Sisu não exige nenhum tipo de documento de comprovação de conclusão do ensino médio. O sistema recebe os nomes daqueles que fizeram o Enem e têm condições de entrar na universidade, garantindo a igualdade de oportunidades para todos os candidatos.
E para tranquilizar os inscritos no Sisu, o presidente do Inep afirma que todos estão legitimamente habilitados a todos os processos que correm pelo Ministério da Educação (MEC) para fins de seleção de quem fez o Enem para as instituições de ensino superior. Não há qualquer restrição e a matrícula será feita diretamente nas instituições.
Outra novidade é que, a partir de 2026, o certificado de conclusão do ensino médio poderá ser solicitado digitalmente, diretamente na plataforma do Inep, com autenticação do portal Gov.br. A partir de 2 de março, os estudantes poderão fazer a solicitação do diploma oficial com validade permanente de forma 100% digital, sem a necessidade de deslocamento físico até escolas ou redes conveniadas.
Para evitar sobrecarga no sistema, o Inep fechou parcerias com cinco institutos federais, sendo um em cada região do país. Atualmente, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é o responsável por testar a tecnologia que servirá de base para todo o Brasil. Essa iniciativa facilitará o processo para os estudantes e agilizará a emissão do certificado de conclusão do ensino médio.
Além disso, o documento que certifica a conclusão do ensino médio também não será exigido no processo de inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026. As inscrições gratuitas estão abertas até quinta-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para auxiliar os estudantes na inscrição, o MEC elaborou um passo a passo indicando as principais etapas e os documentos necessários.
Com mais de 594 mil bolsas,






