O Post 365 Dias.
Mundo

Chefe de Gabinete de Milei deixa cargo por enriquecimento ilícito

Chefe de Gabinete de Milei deixa cargo por enriquecimento ilícito
Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/27/chefe-de-gabinete-de-milei-renuncia-apos-acusacao-de-enriquecimento-ilicito-e-ocultacao-de-patrimonio.ghtml

Demissão de Manuel Adorni após escândalo de enriquecimento ilícito

Manuel Adorni, chefe de gabinete do governo argentino, apresentou sua demissão neste sábado (27) envolvido em grave caso de enriquecimento ilícito e ocultação de patrimônio. O anúncio ocorreu através de publicação em suas redes sociais, onde comunicou oficialmente sua saída do cargo que ocupava desde novembro do ano anterior.

O funcionário, que era uma das figuras mais próximas do presidente Javier Milei, enfrentava crescentes pressões após admitir ter ocultado 500 mil dólares, o equivalente a aproximadamente R$ 2,6 milhões, em suas declarações de bens registradas junto às autoridades argentinas.

Investigação sobre origem dos recursos não declarados

Adorni justificou a ocultação de patrimônio argumentando que se tratava de economias obtidas através de investimentos em criptomoedas realizados entre 2014 e 2018. Contudo, essa explicação contradiz declarações anteriores feitas pelo próprio funcionário ao Congresso argentino, onde em abril afirmou categoricamente que

Mais de Mundo